Siga e compartilhe

4 soluções inteligentes para lavar panos de prato manchados ou engordurados

1ae1147538ef909e5f84a1660d38d2c0

 

Recomenda-se trocar o pano de prato, de louça ou de mão todos os dias, para evitar o acúmulo de sujeira e proliferação de fungos e bactérias. A cozinha e a manipulação de alimentos precisam ser seguras, e livres de contaminações. Se não, de que adiantaria lavar a louça ou as mãos para novamente sujá-las com microorganismos acumulados no pano?

1. Remoção de manchas
Aposte no detergente de louças ou na água oxigenada da farmacinha. Aplique-os sobre o tecido ainda seco, sem molhar. Esfregue. Depois de esfregar coloque de molho em água com sabão em pó bem dissolvido por 2 horas. Esfregue e enxágue.

2. Remoção de sujeira
Para clarear panos de prato encardidos ou amarelados, invista num molho mais poderoso. Prepare um balde com água, sabão em pó e água sanitária (somente se seu pano for branco). Primeiro esfregue com sabão de coco, depois deixe de molho na solução do balde por 6 horas. Retire do molho, esfregue e enxágue, ou coloque na lavadora para lavar normalmente.

3. Remoção de bolor
Para esbranquiçar panos de prato embolorados, ou até mesmo manchados e amarelados, aposte na técnica de estufa. Depois de esfregar as manchas com sabão de coco, coloque as peças encharcadas de água e sabão dentro de um saco plástico transparente e amarre. Tente deixar sob algum feixe de sol e mantenha a estufa molhada. Depois de um par de horas, enxágue, ou faça o molho anterior. Deixe secar ao sol.

4. Remoção de gordura
Essa receita já era usada por nossas avós, que ferviam os panos de prato e camisas brancas porque a técnica alveja bastante, clareia e remove a gordura. Também é eficiente contra manchas de bolor. Ferva os panos por 10 minutos em uma panela cheia de água com: sabão em pó e bicarbonato, água e rodelas de limão, ou bicarbonato e sal de cozinha.

Ingredientes

dicascaseiras



Gostou? Participe do nosso grupo e receba as melhores receitas culinárias e dicas caseiras clique e seja um membro: https://www.facebook.com/groups/noticiasereceitas/
Tags
Redes Sociais

Faça seu Comentário