Siga e compartilhe

5 dicas para um churrasco perfeito

5 dicas para um churrasco perfeito

Para fazer bonito diante dos amigos e conquistar os convidados com uma carne macia, no ponto certo, selecionamos alguns truques do livro Churrasco – Dando Nome aos Bois (Ed. Nacional). O autor, o expert István Wessel, transforma qualquer pessoa em “mestre da grelha”. Veja cinco dicas superúteis do especialista para seguir em casa:

1. Os cortes

Prefira peças mais gordas. Não precisa comer a gordura, mas é ela que dá suculência e sabor à carne. Picanha, alcatra, contrafilé e costela são as ideais. Os clássicos linguiça, coração e asa de frango também devem ser lembrados. Se quiser diferenciar um pouco, use peito em vez das asinhas. Ele é mais macio e menos gorduroso.

2. A grelha

A diferença entre a mais elaborada e a mais simples é que na primeira é possível preparar o churrasco com mais facilidade e conforto, já que ela dispõe de espaço maior para acomodar a carne. Dica: os modelos de ferro fundido são ótimos e custam menos.

3. O carvão

Os de madeira de acácia- negra e de eucalipto são os melhores (verifique o tipo na embalagem), porque são homogêneos, não liberam muita fumaça, têm boa textura e rendimento. Dica: se o carvão produzir muito pó e for quebradiço, troque de marca.

4. O fogo

Acenda-o uma hora antes de começar a assar as carnes. Aproveite as cinzas do churrasco anterior e acomode por cima delas o carvão novo. Elas acalmam a brasa e formam uma espécie de película que não deixa a gordura da carne penetrar com intensidade no carvão (a gordura que pinga provoca labaredas e fumaça, podendo queimar os cortes). Não precisa abanar nem assoprar. Deixe o espeto a 40 cm do fogo para proteger a carne e evitar que fique ressecada.

5. O ponto

Corte a carne sempre transversalmente à fibra e procure salgá-la minutos antes de levar à grelha. Dessa maneira, você evita que ela resseque e fique dura (use sempre sal grosso). Procure também não espetar os cortes para não perder o suco. O tempo médio de preparo de uma peça inteira é de 40 minutos.

Atenção: nunca deixe a carne esfriar para servir. Isso faz com que o sabor e a maciez acabem indo embora.

Ingredientes

A modalidade tem presença garantida durante o verão e é ótima para reunir os amigos. Por isso, o especialista István Wessel ensina como acertar na hora de assar as carne, para garantir um churrasco imperdível.



Gostou? Participe do nosso grupo e receba as melhores receitas culinárias e dicas caseiras clique e seja um membro: https://www.facebook.com/groups/noticiasereceitas/
Redes Sociais

Faça seu Comentário