Siga e compartilhe

Chocolate: 7 dúvidas respondidas por nutricionista

Chocolate 7 dúvidas respondidas por nutricionista

Já está com água na boca só de pensar na Páscoa que se aproxima? Embora o chocolate esteja entre os doces favoritos do brasileiro, o consumo do alimento ainda causa dúvidas e muito peso na consciência. Mas, afinal, chocolate engorda ou emagrece? Faz mal para a saúde? “O ideal é dar preferência aos chocolates com maior quantidade de cacau na composição, que são fonte de substâncias antioxidantes aliadas na diminuição do acúmulo de gordura nas paredes das artérias”, explica a nutricionista Cecília Gravatá, da L&L Espaço Vida ao Corpo. Confira outros mitos e verdades sobre o chocolate comentados pela especialista.

Chocolate diet engorda?

Verdade. “A quantidade de calorias é a mesma de um chocolate normal ou até maior, já que o alimento leva mais gordura na composição para compensar a falta de açúcar”, explica a nutricionista. A profissional ressalta que a versão light do doce é a melhor para quem quer reduzir o consumo de calorias. “O chocolate light tem 25% menos calorias do que o normal, mas também deve ser consumido com moderação”, pontua.

Chocolate dá espinha?

Mito. Segundo a nutricionista, as versões com pouca gordura do alimento não causam nem agravam a acne. “Alimento gordurosos são os que aumentam a oleosidade da pele e podem causar o aparecimento de bactérias que causam inflamações”, explica.

Chocolate aumenta o colesterol?

Mito. “O chocolate amargo, por exemplo, é rico em substâncias que ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, já que reduz as taxas de colesterol no sangue e diminui a pressão arterial”, afirma Cecília.

Quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate?

Verdade. “O cacau é rico em substâncias antioxidantes e ajudam a diminuir a pressão arterial e o colesterol. Por isso, quanto maior a porcentagem de cacau, mais benéfico para saúde é o chocolate”, comenta a profissional.

Chocolate diminui estresse e ansiedade?

Verdade. O alimento favorece a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, o que, consequentemente, alivia a ansiedade e o estresse.

Chocolate amargo emagrece?

Verdade. “Se ingerido em quantidades moderadas diariamente, o chocolate com bastante cacau ajuda a prolongar a sensação de saciedade e a diminuir a sensibilidade do organismo à insulina”, explica a nutricionista.

Chocolate branco não é chocolate de verdade?

Verdade. “Não há cacau na composição do doce, por isso não pode ser considerado, de fato, um chocolate. A versão branca é feita apenas de manteiga de cacau, açúcar, gordura e leite”, esclarece.

Ingredientes

Profissional desvenda os principais mitos e verdades sobre o doce mais consumido pelos brasileiros



Gostou? Participe do nosso grupo e receba as melhores receitas culinárias e dicas caseiras clique e seja um membro: https://www.facebook.com/groups/noticiasereceitas/
Redes Sociais

Faça seu Comentário