Siga e compartilhe

Dicas para lavar e tirar manchas das roupas

Dicas para lavar e tirar manchas das roupas
Certos cuidados com determinados tecidos podem parecer mais difíceis do que realmente são. Com as dicas certas, é possível manter todos os tecidos (até os mais nobres e delicados!) sempre novos e longe das temidas manchas.
Antes de tudo, vale lembrar que cada tipo de tecido exige um cuidado diferente na hora de eliminar a macha. Como regra geral, evite esfregar o material (principalmente os mais finos). O atrito pode danificar ainda mais o tecido e deixar um dano permanente.

Cuidados para cada tecido

Cetim: com uma textura suave, o cetim é um tecido delicado. Por isso, para garantir vida longa às peças, jamais lave-as na máquina. Neste caso, a praticidade pode ser sua inimiga, podendo até rasgar o tecido. A secagem deve ser feita à sombra e, para que a cor da peça permaneça intacta, seque-a do lado avesso.
Para tirar manchas do cetim branco, a dica é polvilhar bastante farinha de trigo e, em seguida, retirar o pó com leves batidinhas. Caso a mancha não saia, deixe a farinha por cima dela por mais tempo. Em peças pretas, espalhe sal e coloque uma rodela de batata crua por cima da mancha. O ideal é deixar de um dia para o outro e, em seguida, lavar com sabão para tecidos delicados.
Algodão: por ser um material que não inspira muitos cuidados especiais, o algodão (que está presente em todos os guarda-roupas), pode ser mantido em perfeito estado sem grandes preocupações. Evite deixar a peça de molho por muito tempo e prefira sabões neutros.
Manchou? Aplique produtos de retirar manchas diretamente no local. Para manchas de suor, aplique sabão no tecido ainda seco, antes de molhá-lo. Depois, lave normalmente.
Lã: para garantir a maciez do material, lave-o com uma colher de sopa de glicerina. O truque é simples e faz toda diferença. Para manchas pequenas, uma escovinha com álcool pode ser o bastante para torná-la nova.
Couro: para que a peça de couro não resseque ou mofe, na hora da lavagem (sempre a mão), use água morna e sabão neutro. Mantenha o couro longe do sol; secar as peças na sombra garante que ela não seja danificada.
Pequenas manchas superficiais em peças de couro claro podem ser removidas de maneira simples: passe uma borracha macia no local.

Dicas espertas para retirar manchas específicas

Quem nunca se desesperou ao ver a taça de vinho tinto virando no tapete? Como nem sempre a cautela é o suficiente, separamos algumas dicas para remover as manchas mais comuns (mas não menos desesperadoras):
Esmaltes: use um removedor de esmaltes no local da mancha e, em seguida, lave com água e sabão. Se possível, utilize um outro pano por de baixo do tecido manchado para evitar que outras camadas sejam danificadas.
Molho de tomate: lave o mais rápido possível com água e detergente de cozinha sem cor. Caso não seja possível agir de imediato, antes de lavar sua roupa, considere a possibilidade de fazer uma pré lavagem com um alvejante sem cloro, pois isso ajuda a enfraquecer a sujeira.
Vinho: a saída mais conhecida para se livrar da mancha de vinho tinto, é esfregar vinho branco na região afetada. Porém, essa não é a única maneira. Talco, farinha de trigo e farinha de mandioca podem ajudar a absorver o excesso de vinho, minimizando o estrago. Em seguida, lave com água morna e sabão.
Café: além de ser considerado um corante natural, a temperatura elevada ajuda a fixar ainda mais a mancha. Para remover, lave a peça em água quente e sabão.

Ingredientes

Manchou a blusa preferida com café? Ou aquela toalha com vinho? Ensinamos aqui os truques para manter suas peças sempre novas.



Gostou? Participe do nosso grupo e receba as melhores receitas culinárias e dicas caseiras clique e seja um membro: https://www.facebook.com/groups/noticiasereceitas/
Redes Sociais

Faça seu Comentário