Siga e compartilhe

Fertilidade: 10 mandamentos para quem sonha ser mãe

Fertilidade 10 mandamentos para quem sonha ser mãe

Ser mãe é um desejo natural da maioria das mulheres e, em alguns casos, um sonho a ser realizado. Mas, nas últimas décadas esse anseio tem dividido cada vez mais espaço com outras formas de realização. “Muitas mulheres têm priorizado seus estudos, suas carreiras e, além de serem independentes, priorizam encontrar um companheiro que realmente possa ser um bom marido e pai”, afirma a ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana Patrícia Toniolo Varella Costa.

Assim, quando chega a vez do plano de ter filhos, os anos já se passaram e organismo já não é mais o mesmo. “A fertilidade natural ainda tem um prazo de validade”, salienta a médica. O que é mais marcante é que as mulheres já nascem com uma quantidade determinada de óvulos que vão sendo gastos e perdendo a qualidade ao longo da vida.

Idade para engravidar

“As mulheres tornam-se, gradativamente, inférteis a partir dos 35 anos”, explica a profissional. Além disso, com o passar dos anos é maior o risco de aborto espontâneo e de anormalidades cromossômicas. “As taxas de infertilidade aumentam ainda mais após os 37 anos e, após os 40 anos, a queda é efetivamente brusca”, complementa.

Estilo de vida e fertilidade

quantidade e qualidade dos óvulos é diretamente afetada por hábitos e pelo estilo de vida. Alimentação gordurosa, consumo de álcool, drogas, cigarro, vida sedentária e stress são vilões para a saúde reprodutiva da mulher. “Tomar uma garrafa de vinho ou cinco doses de outra bebida por semana pode reduzir em até 40% as chances para se conseguir uma gestação”, alerta.

Mas, segundo a médica, cada vez mais há esperança para as mulheres que querem realizar o sonho da maternidade e enfrentam alguma dificuldade. “A Medicina Reprodutiva avançou de tal forma que cerca de três em cada quatro mulheres engravidam com a adequada orientação terapêutica”, diz.

Casais que estejam tentando engravidar naturalmente a mais de um ano devem procurar a avaliação de especialistas. O tratamento dependerá da causa e da duração da infertilidade, bem como da idade da mulher. Estar em dia com a saúde é fundamental.

Por isso, a especialista oferece 10 mandamentos a serem observados por quem quer realizar o sonho de ser mãe:

1. Não fume

2. Reduza a ingestão de álcool

3. Não consuma drogas

4. Amenize o estresse

5. Cultive bons hábitos

6. Tenha uma vida sexual saudável

7. Controle seu peso

8. Saiba mais sobre remédios

9. Não espere demais

10. Combata a poluição ambiental

Ingredientes

Especialista enumera algumas dicas para quem deseja engravidar



Gostou? Participe do nosso grupo e receba as melhores receitas culinárias e dicas caseiras clique e seja um membro: https://www.facebook.com/groups/noticiasereceitas/
Redes Sociais

Faça seu Comentário