Siga e compartilhe

Foliculite – Como acabar com as bolinhas na pele

11083646_1573055116312605_8602241301650985590_n

A foliculite é a inflamação de um ou mais folículos capilares. Pode ocorrer em qualquer lugar da pele.

A foliculite inicia-se quando os folículos capilares são bloqueados ou danificados ao fazer a barba ou pelo atrito com a roupa. Na maioria dos casos de foliculite, os folículos danificados são infectados com a bactéria Staphylococcus (estafilococo).
A Coceira do barbeiro é uma infecção dos folículos capilares na área da barba, geralmente no lábio superior. Fazer a barba torna a condição ainda pior. A Tinea barbae é semelhante à Coceira do barbeiro, mas a infecção é causada por um fungo.
A pseudofoliculite da barba é um distúrbio que ocorre principalmente em homens negros. Se pelos crespos da barba forem cortados curtos demais, eles poderão se curvar de volta na pele e causar inflamação.

Como saber se tenho Foliculite?
O diagnóstico da foliculite é dado principalmente com base na aparência da pele. Testes de laboratório podem mostrar quais bactérias ou fungos estão causando a infecção.
Os sintomas mais comuns da foliculite são a erupção cutânea, coceira e espinhas ou pústulas perto de um folículo capilar no pescoço, na virilha ou na área genital, podendo se espalhar por outras áreas do corpo, como braços e pernas.

Para iniciar o tratamento caseiro, faça aplicação tópica de compressas mornas, embebidas em antissépticos. Pode-se usar o sumo de folhas de sálvia, ou suco puro de gengibre. Devem ser repetidas, se possível, 4 vezes por dia, com duração de meia hora cada. Outro procedimento importante é estimular o Sistema Imunológico, que pode ser conseguido através da ioga; eliminar o calor provocado no corpo pela infecção, possível através da acupuntura; e claro, eliminar a infecção, o que poderá fazer com os produtos naturais que seguem abaixo.

Tratar-a-foliculite-em-casa3.jpg

O mais potente para este combate é o alho. Os herbalistas recomendam o consumo de 3 dentes todos os dias. Poderá substituir os dentes crus por cápsulas, que também devem ser 3 diariamente.

Nesse processo de eliminação das bactérias, será importante dar um suporte extra para o Sistema Linfático, onde os gânglios podem sofrer inchaço. O mais recomendado é fazer a ingestão de um anti inflamatório. O anti inflamatório para este tratamento é a Aparina, erva também conhecida como Amor-dos-homens. Beba um chá, ou faça a infusão e aplique sobre a pele. Embeba uma gaze e deixe permanecer por toda a noite.

Para complementar e garantir o processo de cura, faça a ingestão diária de chá de equinácea. As propriedades antibióticas desta erva vão fortalecer o combate às bactérias.
E para não deixar cicatrizes, todas as manhãs, na pele previamente limpa, aplique óleo essencial de tomilho, de bergamota, ou de alfazema.

Até atingir a cura, passe a tomar banho com sabonete antibacteriano. Lembre-se que trata-se de bactérias, que podem se espalhar, portanto não partilhe objetos de higiene pessoal, ou lençóis. Estes, por sua vez, devem ser trocados diariamente até que a infecção desapareça. Deve-se fazer a desinfecção do banheiro todos os dias também.

Ingredientes

Dicas Caseiras



Gostou? Participe do nosso grupo e receba as melhores receitas culinárias e dicas caseiras clique e seja um membro: https://www.facebook.com/groups/noticiasereceitas/
Tags
Redes Sociais

Faça seu Comentário