Siga e compartilhe

Gelo saborizado deixa as bebidas mais bonitas e gostosas

Gelo saborizado deixa as bebidas mais bonitas e gostosas

Há quem não resista a uma boa caipirinha ou uma taça de champanhe, e quem prefira ficar mesmo nos sucos, refrigerantes ou drinques não alcoólicos… Existem ainda pessoas que confessam que, independentemente da ocasião, gostam mesmo é de tomar a tradicional água. O fato é que, seja num jantar mais íntimo entre amigos, seja numa grande festa, as bebidas não podem ficar de fora!

Se é você daquele tipo de pessoa que recebe frequentemente os familiares e amigos em casa ou, simplesmente, está organizando uma comemoração que acontecerá dentro de alguns dias e ainda não definiu o menu de bebidas, vai adorar a sugestão: que tal apostar nos gelos saborizados?

Eles podem ser feitos com frutas, ervas aromáticas, especiarias, essências, sempre de acordo com suas preferências, e servem para dar charme e um gostinho a mais às suas bebidas. Podem também ser colocados no balde de gelo para gelar bebidas, fica superchique!

Como fazer gelo saborizado?

Fazer gelinhos saborizados é muito simples e permite inúmeras possibilidades! Veja na lista a seguir 7 ideias que você pode fazer em casa:

  1. Se for usar frutas, basta colocar a fruta escolhida picadinha na(s) forminha(s) e preencher com água mineral, água de coco ou até mesmo um suco e levar ao congelador. 
  2. Para fazer gelinhos com ervas aromáticas frescas, como, por exemplo, hortelã e cidreira, basta higienizar bem as folhas escolhidas, picá-las, colocá-las na(s) forminha(s) e preencher com água mineral, água de coco ou suco e levar ao congelador. 
  3. Para gelos com especiarias como, por exemplo, o gengibre, basta cortar um pedaço da raiz, tirar sua casca e picá-lo. Depois, é só colocar os pedacinhos na(s) forminha(s) e preencher com água mineral e levar ao congelador.
  4. Para fazer gelos com flores, para serem colocados enfeitando o balde de gelo, escolha a flor de sua preferência, coloque na(s) forminha(s) e preencha com água. Depois, leve ao congelador.
  5. Para fazer gelos saborizados com flores para colocar nas bebidas, compre flores comestíveis. Coloque-as na(s) forminha(s) e preencha com água mineral, água de coco ou suco. Depois, leve ao congelador.
  6. Para fazer gelos saborizados com um tipo específico de suco, prepare o suco normalmente (com a própria fruta ou polpa), coloque-o na(s) forminha(s) e leve ao congelador.
  7. Para fazer gelo de água de coco, basta distribuí-la na(s) forminha(s) e levar ao congelador.

Com frutas

Ellen Koscianski, especialista em eventos do Florianópolis Eventos, dá algumas ideias de frutas que podem ser colocadas no gelo saborizado:

  • Maçã
  • Cereja
  • Framboesa
  • Laranja
  • Kiwi
  • Pera
  • Uva
  • Morango
  • Fatias de limão
  • Pedacinhos de abacaxi
  • Pedacinhos de melancia, entre outras frutas, exceto a banana.

Com folhas e ervas

Abaixo, Ellen cita ainda sugestões de folhas/ervas/especiarias que podem ser colocadas no gelo saborizado:

  • Manjericão
  • Hortelã
  • Erva cidreira
  • Alecrim (em pequena quantidade, pois é muito forte)
  • Gengibre
  • Raspas de casca de laranja ou limão
  • Melissa
  • Essência de baunilha ou outra de sua preferência.

Vale destacar que essas são apenas algumas ideias, pois são muitos os ingredientes que podem ser utilizados!

Com flores

Para quem quer fazer gelo com flores, Ellen orienta:

  • Utilize flores silvestres e rosas para um efeito decorativo;
  • Para utilizar nas bebidas, os grandes supermercados e hortifrútis especiais já vendem caixinhas de flores comestíveis.

Bebidas turbinadas com gelo saborizado

Gostou da ideia dos gelos saborizados, mas quer algumas dicas para combiná-los da melhor maneira possível com os mais variados tipos de bebidas?!

“O gelo é muito importante na maioria das bebidas alcoólicas, por isso, pode ser feito de limão para compor uma caipirinha, ou então, de kiwi para uma caipirinha de saquê. Os gelos saborizados serão um temperinho a mais nas bebidas, ouse e experimente a caipirinha de maracujá com gelo de baunilha, uma mistura bem exótica. As possibilidades são infinitas, basta apenas criar e saborear as bebidas”, destaca Ellen.

Confira algumas sugestões abaixo:

Gelos para bebidas alcoólicas

  1. Caipirinha com gelo de limão
  2. Caipirinha de saquê com gelo de kiwi
  3. Caipirinha de maracujá com gelo de baunilha
  4. Vodca de pêssego com o gelo de manga
  5. Vodca manga com gelo de maracujá
  6. Vodca de frutas vermelhas com gelo de morango
  7. Vodca de frutas vermelhas com gelo de limão
  8. Caipirinha (limão) com gelo de essência de menta
  9. Caipirinha (limão) com gelo de hortelã
  10. Cachaça com gelo de uva
  11. Cachaça com gelo de maracujá
  12. Caipirinha (limão) com gelo de erva doce
  13. Champanhe com gelo de suco de pêssego
  14. Champanhe com gelo de suco de laranja, folhas de hortelã e pedacinhos de gengibre
  15. Uísque com gelo de Chai (chá indiano) e gotas de laranja
  16. Uísque com gelo de chá de pêssego
  17. Uísque com gelo de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa)
  18. Uísque com gelo de água de coco
  19. Mojito com gelo de kiwi

Essas são apenas algumas ideias, pois as possibilidades são infinitas!

Gelos para bebidas sem álcool

Não só as bebidas alcoólicas podem ficar mais bonitas e saborosas com gelos saborizados! Você pode acrescentá-los à sua água, refrigerante, suco, chá, coquetel sem álcool…

“O gelo saborizado é uma ideia decorativa para as bebidas, e que também pode ser bem refrescante. Experiente acrescentar na água cubinhos de gelo com anis; ou no refrigerante cubinhos de gelo de limão… deixará ainda mais saboroso. Para inovar, experimente suco de abacaxi com gelinhos de maçã”, diz Ellen.

Confira essas e outras ideias abaixo:

  1. Água com gelo de anis
  2. Coca-cola com gelo de limão
  3. Guaraná com gelo de laranja
  4. Sprite ou Soda com gelo de hortelã
  5. Suco de abacaxi com gelo de maçã
  6. Suco de melancia com gelo de hortelã
  7. Suco de abacaxi com gelo de hortelã
  8. Suco de uva (integral) com gelo de hortelã
  9. Sprite ou Soda com gelo de laranja
  10. Chá verde gelado com gelo de raspas de casca de laranja
  11. Chá verde gelado com gelo de raspas de casca de limão
  12. Chá de hibisco gelado com gelo de abacaxi
  13. Chá de hibisco gelado com gelo de morango
  14. Suco de beterraba com gelo de laranja
  15. Suco de melancia com gelo de limão
  16. Suco de laranja com gelo de gengibre
  17. Suco de laranja com gelo de manjericão
  18. Água com gelos de limão siciliano, hortelã e erva-doce
  19. Água com gelos de morango
  20. Água com gelos de cereja
  21. Água com gelos de frutas cítricas (laranja, abacaxi, kiwi, tangerina)
  22. Água aromatiza com pepino e gelo de hortelã
  23. Água saborizada com cravo da Índia e com gelos de frutas vermelhas (mirtilo, morango e framboesa) e gelos de hortelã
  24. Suco de melancia com gelos de água de coco

O segredo é sempre usar a criatividade pois é possível criar deliciosas bebidas utilizando gelos saborizados!

8 ideias para aproveitar a bandeja de gelo

Para fazer os gelos saborizados é certo que você precisará ter ao menos uma bandeja de gelo em sua casa. Mas saiba que, apesar do nome popular, esse tipo de bandeja, além de fazer pedrinhas que gelam suas bebidas favoritas, também tem outras utilidades!

Conheça outras formas incríveis de utilizar sua bandeja:

1. Café gelado

Faça normalmente seu café (com ou sem açúcar, de acordo com seu costume), deixe esfriar e depois distribua o líquido na bandeja de gelo, colocando em seguida no congelador. Depois de algumas horas (quando já estiver congelado) você pode colocar um ou dois quadradinhos dentro do seu copo de leite, fica incrível!

2. Azeite de ervas

Pique suas ervas prediletas, como, por exemplo, sálvia, salsinha, alecrim, orégano, coloque-as numa bandeja de gelo e complete cada forminha com azeite, colocando em seguida para congelar.

3. Chocolate com morango

Uma dica gostosa de aperitivo doce! Derreta o chocolate, distribua metade dele em cada forminha da bandeja. Coloque um morango (ou meio morango, dependendo do tamanho) dentro de cada forminha e cubra novamente com chocolate. Depois, leve ao congelador e aguarde cerca de uma hora até congelar.

4. Molho de tomate

O que fazer com o que sobra da embalagem do molho de tomate (lata, caixa ou sachê) após fazer um macarrão?

Uma boa dica é congelar! Para isso, coloque o molho na bandeja de gelo e leve ao congelador.

5. Minipicolé de frutas

Coloque pedacinhos de banana e morango em cada forminha da bandeja. Complete com suco integral de maçã e coloque um pequeno palitinho no meio. Leve ao congelador e espere cerca de uma hora até congelar.

6. Vinho

Esta é uma boa dica para os dias quentes. Basta colocar o vinho na bandeja de gelo e levar ao congelador. Depois que congelar, é só servir com a própria bebida.

7. Cubinhos de melancia

Tire as sementes da melancia, complete cada forminha da bandeja com a fruta e leve ao congelador. Depois, uma boa dica é colocar uma ou duas forminhas dentro da limonada, fica super-refrescante.

8. Gelo de couve

Para não estragar o maço de couves que você comprou (e não usou inteiro), uma dica valiosa é transformar as folhas de couve em gelo.

Para isso, coloque as folhas no liquidificador com uma quantidade mínima de água (somente para conseguir bater). Transfira o conteúdo para a bandeja de gelo. Depois, é só usar as pedrinhas de gelo de couve para fazer seu suco verde.

Gostou das dicas? Além de fazer deliciosas e lindas bebidas com gelo saborizado, você pode usar sua bandeja de gelo para fazer muitas outras coisas gostosas na sua casa!

Ingredientes

Aprenda a utilizar frutas, ervas, especiarias ou até flores para turbinar suas bebidas favoritas e deixá-las ainda mais coloridas e nutritivas



Gostou? Participe do nosso grupo e receba as melhores receitas culinárias e dicas caseiras clique e seja um membro: https://www.facebook.com/groups/noticiasereceitas/
Redes Sociais

Faça seu Comentário