Siga e compartilhe

limpar o vaso sanitário: remoção de manchas e prevenção de odores

N31-1_CleaningToilet-575x383

Cleanipedia recomenda:

Sanitários podem ser terreno fértil para germes e bactérias, por isso, recomendamos sempre utilizar um produto de limpeza comercializado, direcionado para uso antibacteriano em banheiros, em vez de uma solução caseira. Um limpador como Vim não somente é muito fácil de aplicar, mas também vai exigir pouca ou nenhuma preparação, dando a você mais tempo para fazer coisas mais agradáveis.

Todos nós temos vidas bastante ocupadas e, às vezes, a tarefa de limpeza do vaso sanitário acaba não sendo uma prioridade. Entretanto, o uso frequente do banheiro resulta em bactérias, manchas e odores e, por isso, um vaso sanitário limpo é importante para a saúde dos moradores da sua casa. Com cuidados e atenção regulares, o vaso sanitário não precisa ser necessariamente um pesadelo. Veja aqui como começar a limpar seu vaso sanitário.

Antes de começar

O primeiro passo é escolher os produtos de limpeza certos.

Água sanitária à base de cloro e desinfetantes comerciais que contêm alvejantes são os produtos mais comuns usados para limpar vasos sanitários − bons exemplos de produtos eficientes para essa finalidade são os da marca Vim. Eles não somente têm aromas artificiais que ajudam a refrescar o ar do banheiro, mas o próprio desinfetante deve ser capaz de remover todos os maus odores desse ambiente. Você pode encontrar removedores de calcário e produtos com agentes potentes de limpeza, como bórax, no mercado mais próximo. Eles são bons para fazer faxinas completas ou para combater manchas particularmente resistentes.

As escovas de banheiro com cerdas de plástico ou polidores suaves são melhores para a limpeza do que as escovas com cerdas de metal, que podem danificar as superfícies do banheiro. Algumas pessoas usam tecidos reutilizáveis para a parte exterior do vaso sanitário, mas é mais higiênico e prático usar lenços descartáveis ou toalhas de papel com um spray de limpeza comercializado, para que você possa descartá-los depois do uso.

Por fim, use sempre luvas de proteção ao manusear água sanitária e outros produtos de limpeza poderosos. Lembre-se também de tirar carpetes e utensílios do banheiro para evitar borrifá-los, e mantenha uma janela aberta para que o ar circule no local. Agora você já pode começar a faxina!

Como limpar o vaso sanitário: instruções passo a passo

  1. Para se livrar de todas as manchas do vaso sanitário, você precisa ter acesso a toda a superfície do vaso, por isso, o primeiro passo é fechar o registro de água e pressionar a descarga para reduzir o nível de água.
  2. Levante a tampa do vaso, esguiche o desinfetante nos lados e ao redor da borda, e deixe-o escorrer no vaso. Esfregue o vaso com uma escova, espalhando o líquido pela superfície durante esse processo. Ponha a escova de lado e deixe o desinfetante agir.
  3. Enquanto isso, baixe a tampa do vaso e prepare o spray antibacteriano e as toalhas de papel descartáveis para limpar a parte externa do vaso. Limpe em torno do tanque, as dobradiças, todas as partes do assento e a base. Lembre-se de levantar a tampa e borrifar limpador em ambos os lados, visto que essa área pode concentrar odores persistentes.
  4. Pegue sua escova novamente e esfregue o vaso uma segunda vez com foco em áreas importantes, como o lado interno da borda e o cano principal. Ao terminar, pressione a descarga e use a água fresca para limpar a escova.
  5. Para remover depósitos de calcário, esfregue o local gentilmente com uma pedra-pomes, tomando cuidado para não arranhar o esmalte.
  6. Por fim, dê um passo para trás e admire seu trabalho! A essa altura, o vaso sanitário estará brilhando e com um cheiro muito agradável.

Outros limpadores de vaso sanitário

Embora produtos de limpeza comercializados garantam a você melhores resultados, há soluções naturais que algumas vezes podem ser úteis como limpadores de vaso sanitário e desodorizantes. Caso tenha animais de estimação que possam beber água do vaso ou queira evitar o uso de produtos químicos fortes perto de crianças, você pode usar uma dessas alternativas:

  • Vinagre é um agente de absorção que pode funcionar na remoção de manchas e odores. Coloque aproximadamente 3 copos de vinagre no vaso sanitário – tomando cuidado para cobrir completamente os lados – e esfregue o local com uma escova de banheiro. O uso de alguns copos de vinagre no vaso sanitário a cada mês talvez ajude a prevenir que as manchas de calcário reapareçam, especialmente quando usado junto de outros produtos comercializados.
  • Refrigerantes de cola também podem ser usados em vasos sujos, pois os ácidos da bebida podem matar as bactérias, e o gás ajuda a desfazer os depósitos de calcário. Derrame o líquido ao redor da borda e dentro do vaso, e deixe-o agir da noite para o dia, se possível.

Observação: esses métodos podem combater os maus odores do banheiro com eficiência, mas talvez não deixem o banheiro com o cheiro que você deseja. Para isso, use um spray odorizador depois da limpeza.

A manutenção diária é a melhor maneira de evitar manchas e maus odores no banheiro. Deixe a escova sempre mergulhada em uma solução com sabão ou um produto de limpeza de banheiro, para que você sempre a tenha à mão para dar uma esfregada rápida, se necessário. Coloque também alguns lenços descartáveis sobre a caixa da descarga, para manter seu banheiro limpo e cheiroso

Ingredientes

Dicas Caseiras



Gostou? Participe do nosso grupo e receba as melhores receitas culinárias e dicas caseiras clique e seja um membro: https://www.facebook.com/groups/noticiasereceitas/
Tags
Redes Sociais

Faça seu Comentário