Siga e compartilhe

Mulher fica paraplégica após usar maquiagem emprestada

Mulher fica paraplégica após usar maquiagem emprestada. Entenda os riscos

Você já pegou, despretensiosamente, um lápis de olho, batom ou outra maquiagem emprestada de uma amiga? O hábito aparentemente inofensivo pode transmitir micro-organismos causadores de doenças.

A jovem mãe Jo Gilchrist, de 27 anos, não suspeitou que carregava uma infecção em seu corpo quando começou a sentir dores nas costas. No começo elas eram leves e Jo as associou à má postura. Mas, com o tempo, elas foram aumentando até que Jo não conseguia mais sair da cama.

Os médicos responsáveis pelo seu caso só conseguiram identificar a causa da dor depois que a australiana começou a perder a sensibilidade no corpo. “Eles me disseram que, se a perda de sensibilidade subisse para meus braços e peito, eu teria que aprender novamente a respirar e seria decisão dos meus pais desligar ou não as máquinas”, disse ao jornal Warwick Daily News.

Jo estava contaminada por estafilococos aureus resistentes à meticilina, bactérias resistentes a antibióticos. Os médicos disseram que a infecção havia atacado e danificado sua coluna vertebral de maneira tão severa que ela poderia passar o resto de sua vida em uma cadeira de rodas. 

A mãe de Tommy, de apenas 2 anos, acredita ter contraído a infecção através de umpincel de maquiagem emprestado por uma amiga, que ela usou para cobrir uma espinha. E está determinada a provar que os médicos estão errados. Ela diz já sentir movimentos dos dedos dos pés e se sente sortuda por não ter sido infectada em órgãos vitais.

Doenças transmitidas por maquiagem 

Infecção por estafilococos

A bactéria contraída por Jo Gilchrist é uma variação do estafilococo comum, que vive na pele de todas as pessoas. A dermatologista Leandra D’Orsi, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que essa bactéria é a responsável por foliculites que causam espinhas no bumbum e nas pernas, além da celulite bacteriana, doença que causa infecção da derme, uma das camadas da pele.

A especialista conta ainda que há casos em que o estafilococo pode agir de maneira mais agressiva e causar problemas como artrite, encefalite e até morte. Isso costuma ocorrer a pessoas em situações especiais, como os imunodeprimidos, que tem a defesa imunológica mais baixa.

Herpes

Usar batom e outras maquiagens aplicadas nos lábios de outras pessoas aumenta o risco de transmissão de herpes. A dermatologista Leandra explica que os vírus são mais resistentes que as bactérias e, por isso, são mais facilmente transmitidos pelos itens da maquiagem.

Mononucleose

A doença causada pelo vírus Epstein-Bar é transmitida por gotículas de saliva que podem estar presentes nas maquiagens de lábio, como o gloss. Cansaço, febre, dor de garganta e inchaço dos gânglios linfáticos são os sintomas mais comuns.

Conjuntivite e terçol

A conjuntivite viral e o terçol, causado por bactérias, podem ser transmitidos quando você usa lápis, rímel, delineador e outras pinturas para os olhos de outras pessoas. Fique atenta à vermelhidão, coceira e inchaço nas pálpebras.

Ingredientes

Entenda os riscos.



Gostou? Participe do nosso grupo e receba as melhores receitas culinárias e dicas caseiras clique e seja um membro: https://www.facebook.com/groups/noticiasereceitas/
Redes Sociais

Faça seu Comentário