Siga e compartilhe

Saiba por que limpar, tonificar e hidratar é a rotina básica para tratar do rosto

Saiba por que limpar tonificar e hidratar é a rotina básica para tratar do rosto

Existe uma rotina de cuidados com a pele que deve fazer parte do seu dia a dia, pela manhã e à noite. Afinal, quando o rosto é corretamente higienizado, os ativos presentes nos cosméticos penetram melhor na pele – e a cútis fica luminosa.

1. Limpe

Normal ou seca
“Opte por uma loção ou, em casos mais severos, um creme de limpeza, que dispensa o uso de água”, sugere a dermatologista Érica Monteiro, de São Paulo. Aplique o produto com um algodão fazendo movimentos circulares. Assim, você não retira tanto a oleosidade natural do rosto e evita o ressecamento.

Sensível
É melhor usar géis de limpeza sem sabão. Como eles não contêm agentes detergentes, não modificam significativamente o pH da pele, sendo, portanto, menos agressivos.

Oleosa
“Sabonetes líquidos específicos para esse tipo de pele e que ainda levem extratos naturais que controlam o sebo, como os de camomila, calêndula e erva-doce, são boas opções para remover a sujeira e a camada de gordura”, afirma a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas (SP). Nesse caso, também é indicado o uso de um adstringente para completar a limpeza. Um ponto importante: sempre lave o rosto com água fria. Em peles secas, a água quente agrava o ressecamento e, em peles oleosas, pode provocar o efeito rebote.

2. Tonifique

A função do tônico é regular o pH da pele, que pode sofrer alterações por causa das agressões externas e até do sabonete. Alguns tipos ainda controlam a oleosidade e o brilho do rosto. “Além disso, o tônico ajuda a remover qualquer impureza que tenha resistido à higiene facial, realizando uma limpeza ainda mais profunda”, explica a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo. Dê preferência às versões sem álcool, pois a substância, irritante, pode manchar a pele quando exposta ao sol ou ressecá-la demais. Procure também por produtos à base de extratos florais ou botânicos, ingredientes que, além de equilibrar o pH, refrescam a pele e reduzem os poros.

3. Hidrate

Com a pele limpa e fresca, parta para a aplicação do hidratante, de preferência já com ação anti-idade. Por conter textura fluida e alta concentração de ativos, o sérum costuma ser o mais indicado pelos dermatologistas. “O ácido hialurônico fragmentado pode estar na fórmula como ingrediente principal, pois tem boa absorção, hidrata profundamente e deixa a pele com aspecto descansado”, afirma Claudia Marçal. Ingredientes antioxidantes e clareadores de manchas vêm em seguida como boas opções. Para o dia, finalize o ritual aplicando um protetor solar com FPS 30, no mínimo.

Cuidados noturnos

1. Antes de limpar o rosto, não se esqueça de retirar a maquiagem com um demaquilante específico para o seu tipo de pele. Repita, então, os mesmos passos da rotina do dia.

2. Borrife água termal gelada logo após o tônico. “Os agentes calmantes contidos nela ajudam a recuperar o tecido e preparar a pele para receber o creme noturno”, diz Claudia Marçal.

3. Essa é a hora de reparar a pele dos danos sofridos durante o dia. Produtos clareadores e regeneradores com ácidos glicólico, salicílico e retinoico, fotossensíveis, são os mais indicados.

Ingredientes

A escolha do melhor produto para a limpeza facial depende do seu tipo de pele.



Gostou? Participe do nosso grupo e receba as melhores receitas culinárias e dicas caseiras clique e seja um membro: https://www.facebook.com/groups/noticiasereceitas/
Redes Sociais

Faça seu Comentário