Siga e compartilhe

Saiba tudo sobre traição: confiança, redes sociais, ciúmes e possessividade

Saiba tudo sobre traição

Há várias respostas sobre esse assunto, uma delas é violar a confiança do outro produzindo conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos ou mesmo por questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos, vingança, o estímulo provocado pela sensação de perigo, entre outras.

Homem x Mulher

A psicanalista Eucy de Mello fala que homens e mulheres traem por motivos diferentes, pois essas diferenças têm a ver com a posição subjetiva de cada um e não necessariamente com sexo masculino e feminino. A população ainda é preconceituosa em relação à traição de homens e mulheres e utilizam uma forma de explicar tal fato de um jeito que, para a psicanalista, não faz sentido. “Existe uma simplificação popular que acho muito engraçada: ‘o homem se apaixona pelo o que vê e a mulher pelo o que ouve’. Acredito que a mulher gosta de palavras de amor e os homens são atraídos pelo o que lhes parece prazeroso ao olhar”, explica Eucy.

Confiança

Confiança é um sentimento de segurança, de certeza, de tranquilidade e de acreditar no outro fielmente. Quando se é traído, esse sentimento é quebrado, mas para a psicanalista é possível recuperar. “Confiança não se impõe, se conquista. Sendo assim, se o parceiro quebrou a confiança e passa a ter atitudes de modo a se redimir, é possível reconquistá-la”, relata Eucy de Mello.

Ciúmes X Possessividade

Às vezes, a pessoa é tão ciumenta que esse sentimento passa a ser de posse pelo parceiro. Chega ao ponto de não deixar seu amado olhar para o lado, que já é motivo para discussão. O ciúme é um sentimento comum, herdeiro de questões psíquicas da infância, mas pode tomar proporções incríveis e aproximar-se do que entendemos por posse. “Em nossa cultura somos criados para acreditar que o parceiro amoroso é propriedade nossa. Diante de uma traição, há quem se sinta subtraído de algo que é seu por direito, de um bem, de uma posse”, explica Eucy. Sendo assim, o ciúme toma forma de domínio total do outro, em uma tentativa de controlar seus atos de ir e vir, seus sentimentos e até mesmo seus pensamentos.

Tempo de união

Quando se fala de casais que estão juntos há muito tempo, entra a questão de conhecer mais o outro pelo tempo que estão juntos. No caso de uma traição, não necessariamente irá perceber mais rápido, pois a descoberta independe de tempo de união. “Há os que procuram implacavelmente algum indício de traição até encontrar (ou não) e há os que preferem não procurar e até mesmo não saber”, finaliza a psicanalista Eucy de Mello.

Traição virtual x Traição real

Cristian Boragan, psicanalista ligado ao Instituto Integrado de Psicanálise de São Paulo, nos ajuda a entender sobre alguns tipos de traição
Segundo Sigmund Freud, pai da Psicanálise, todos nós possuímos um mecanismo chamado Ego Ideal, que simboliza nossos valores, aquilo que acreditamos. Por isso, conforme os valores de uma pessoa ou casal, o relacionamento apenas virtual pode não ser considerado traição, pois não lida com envolvimento físico. Entretanto, é sabido que cada casal possui entre si uma espécie de pacto silencioso, um conjunto de regras que não precisa ser verbalizada.

Por que procurar a internet para trair?

Pode ser por uma simples curiosidade ou por uma crise no relacionamento. Muitos pensam que ficar ali teclando e buscando novos “amigos” em sites de relacionamento não tem nada a ver e começam a teclar com desconhecidos. O problema é que muitas destas traições virtuais podem se tornar reais ou a simples descoberta de um teclar de frases em uma rede social, mesmo sem envolvimento físico, pode arruinar com um relacionamento de longa data. Será que vale à pena arriscar? Há quem entenda que em um momento de crise o parceiropode procurar outro relacionamento, até para fortalecer o atual, mas há quem ache isso inadmissível. Há casais que voltaram a se amar depois que trocaram de parceiros em uma casa de swing. Perceberam, a partir daí, que “a grama do vizinho nem era tão verde assim” e decidiram apostar naquele relacionamento tradicional que já conheciam.

Aumento da traição com as redes sociais

As redes sociais servem para aproximar as pessoas e aumentam o fluxo de comunicação. É comum estar no trabalho e estar, simultaneamente, conversando com um ou vários grupos de amigos na internet sobre os mais variados assuntos. Há grupos e até redes sociais específicas para quem quer trair com discrição. Sem dúvida, se não aumentaram, as redes sociais facilitaram em muito a vida de quem deseja“pular a cerca”.

Não mexa no meu celular!

Se o parceiro não se importava com o celular, deixava ele largado por aí e de uma hora para outra não deixa você nem encostar no aparelho, desconfie. Por outro lado, há quem goste de um mínimo de privacidade, para não se sentir sufocado no relacionamento, mas uma pessoa assim, desde o início, vai deixar claro que não gosta que mexam no seu celular.

Como descobrir que está sendo traído

É impressionante, mas há pessoas extremamente frias e manipuladoras, que passam a trair sem mudar um único milímetro sequer. De modo geral, e geralmente acontece com o homem que trai, este muda de personalidade: passa a se vestir melhor, passa a se preocupar com o corpo de uma hora para outra, compra novas roupas íntimas sem nunca ter se preocupado com isso antes, fica contente sem motivo e, às vezes, passa até ser um marido ou namorado melhor, pois assim tenta aliviar a culpa da traição. De modo geral, quem começa a trair muda em algo.

Traição x Problemas psicológicos

Há pessoas que passam a se culpar pela traição do parceiro. Passam a repetir aquela conhecida frase: “procurou fora porque não achava em casa”. Na maioria dos casos, a falha da traição deve-se a quem traiu. O traído foi vítima e não deve se culpar. É aí que a psicoterapia entra para ajudar a pessoa. Há casos raros em que o traído, de certa forma, provocou a traição, pois não desejava mais sexo com o parceiro, por exemplo. Neste caso, o traído é alguém que quer terminar o relacionamento, mas não tem coragem. A traição cai como a desculpa perfeita.

Psicoterapia

A psicoterapia ajuda a pessoa traída fortalecendo sua auto-estima, fazendo lidar com a raiva de ter sido traída, faz seguir em frente para, quando estiver apto, procurar um novo relacionamento em que não passe por isso.

Ingredientes

Saiba tudo sobre traição.



Gostou? Participe do nosso grupo e receba as melhores receitas culinárias e dicas caseiras clique e seja um membro: https://www.facebook.com/groups/noticiasereceitas/
Redes Sociais

Faça seu Comentário