15 alimentos que farão bem ao seu coração




Você já parou para pensar como está seu coração? Não, não estamos falando de romances e coisas do gênero, mas da saúde de suas artérias.

Sabia que manter uma alimentação regulada e saudável pode prolongar sua vida?

É que isso pode evitar males, como problemas cardiovasculares, que levam ao infarto e ataque cardíaco.

Selecionamos 15 alimentos que vão ajudar você a manter seu coração sadio.

1. Abacate

Rico em gordura monoinsaturada, que é benéfica ao nosso corpo, o abacate auxilia na redução do risco de doenças crônicas como as cardiovasculares.

Além disso, ele melhora a função cerebral, o crescimento e desenvolvimento celular. Estudos mostram que esse tipo de gordura poderia aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (colesterol ruim).

2. Romã

O suco de romã reduz o risco de doenças cardiovasculares e a hipertensão. Assim, o consumo diário da fruta ou do suco tem um efeito significativo sobre o estresse oxidativo cardíaco.

3. Brócolis

Possui fibras que contribuem para regular a pressão arterial e também é rico em vitamina K, que melhora a coagulação sanguínea.

4. Açafrão-da-terra (cúrcuma)

Protege as paredes das artérias e ajuda a prevenir inflamações ao longo das vias.

5. Azeite de oliva extravirgem

Ele é conhecido por promover a limpeza natural das artérias, ajudando assim a baixar a pressão arterial e prevenir coágulos sanguíneos.

6. Berinjela

Um dos seus muitos benefícios é a redução das taxas de triglicérides e ácido úrico, o que também diminui as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

7. Nozes e castanhas

Elas são fontes de vitamina E, responsável por proteger nosso organismo contra doenças do coração. Sem contar que também contribuem para o aumento do colesterol bom (HDL), impedindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

8. Canela

Deve ser evitada por hipertensos, mas no geral, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a eliminar as placas no interior das artérias, melhorando a saúde cardiovascular.


9. Aveia

Possui alta quantidade de fibras, principalmente a betaglucana, responsável pela diminuição da absorção de colesterol e triglicérides, protegendo o sistema cardiovascular.

10. Chá verde

É responsável por desobstruir as artérias, diminuir a absorção de colesterol e melhorar os níveis de lipídios no sangue.

11. Sardinha

Possui poucas calorias e muitas proteínas, além de ácidos graxos, potássio, iodo, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas. Alguns estudos atestam que ela também ajuda a combater o risco de acidente cardiovascular, agindo sobre o colesterol e a hipertensão.

12. Chocolate amargo

É rico em flavonoides, substâncias que atuam como cardioprotetores. Além disso, ele melhora a função das plaquetas e a sensibilidade à insulina, controlando a pressão arterial e atuando como um antioxidante.

13. Vinho tinto

Possui polifenóis, substâncias naturais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, há evidências de que a dieta do mediterrâneo é benéfica para a saúde cardiovascular, considerando o vinho consumido durante as refeições como um importante componente das refeições.

14. Pera

Comer a fruta com casca e tudo é bom para combater os radicais livras. Sem contar que a pera é rica em substâncias que ajudam a prevenir e combater o diabetes tipo 2 e a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

15. Melancia

Fonte de minerais (potássio, magnésio, cálcio e ferro) e aminoácidos (citrulina e arginina), ela também é rica em substâncias com propriedades antioxidantes como o licopeno, vitamina C e flavonoides, favoráveis ao bom desempenho das artérias. Seu consumo ajuda a prevenir o surgimento de doenças degenerativas, como o câncer de próstata, estômago e pulmão, o tratamento de diabetes mellitus e ajuda a reduzir a pressão arterial.

Atenção: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico.


Loading...