As alternativas para substituir os absorventes descartáveis são poucas, então fui buscar no passado, lembrei que no tempo das minhas avós não existia absorventes íntimos descartáveis. Perguntei como elas faziam, a resposta foi: Um paninho!
Genial! Um paninho lavável para os dia de pouco fluxo.
Mas o paninho não é prático, e não é tão “inho” assim. Hoje temos uma vida mais agitada e longe do lar, diferente de antigamente, não é fácil ficar umas 9 ou 16 horas fora de casa e segurar a barra com um paninho. Trocar o paninho durante o dia e guardar o paninho sujo na bolsa dentro de uma sacola plástica para lavar em casa não é o que chamo de praticidade, pode causar mau cheiro, não dá.
Então pesquisei por muito tempo, li sobre anticoncepcionais que inibem a menstruação, mas achei interromper a menstruação muito drástico e não me pareceu uma boa ideia.
Até que um dia, conversando com uma amiga, conheci a solução mais prática para os dias atuais, um copo coletor interno feito de silicone o mooncup (copo da lua).
O copo da lua é feito de látex cirúrgico (o mesmo material usado em próteses de cirurgias plásticas), ele é de uso interno, é mole e fácil de usar, muito melhor que um absorvente interno descartável. Ele é lavável e, segundo o fabricante, dura mais de 80 anos. O meu mooncup já tem mais de dois anos de uso mensal e está exatamente igual ao dia que recebi ele pelos correios.
No inicio fiquei curiosa e cheia de dúvidas sobre o copinho de latex. Vou colocar minhas dúvidas e as respostas que esclareci (ou não) ao comprar e usar o Copinho:
É Caro?
Resposta: Sim e Não, inicialmente eu achei salgado o preço paguei algo em torno de 70 Reais na época. Mas fazendo as contas percebi que a longo prazo sai barato, é só fazer as contas de quantos pacotes de absorvente irá deixar de comprar.
Eu vou ficar sentindo o copinho o tempo todo?
Resposta: Não. O copinho é anatômico, ele encaixa no canal da vagina sem forçar as paredes, a sensação é igual a que temos ao usar um absorvente interno descartável. Existem dois tamanhos, um para mulheres até 30 anos que não tiveram filhos e outro para mulheres com mais de 30 anos ou que já tiveram filhos, é só usar o tamanho certo.
Será que vaza?
Resposta: Nunca vazou, achei o máximo isso!
Como vou tirar e colocar, e se ficar preso?
Resposta: O copinho é muito mole, para colocar eu aperto o copinho e ele fica pequeno do tamanho de um absorvente interno descartável. Eu coloco o copinho e ele se encaixa sozinho, depois de 1 semana de prática eu já estava craque. Como falei ele é anatômico, não tem risco dele sumir lá dentro porque ele se encaixa na altura certa e não fica solto. O copinho tem um pininho embaixo, ele vem mais compridinho para você cortar ele no tamanho que achar melhor para puxar o copinho. Para tirar é só puxar o pininho, sai bem fácil.
Mas o sangue não vai em pedrar lá dentro, não vai feder quando tirar?
Resposta: Não. O sangue fica liquido, fico de 8 a 10 horas com o copinho e o sangue sai quente, liquido e sem cheiro forte.
Não é anti higiênico?
Resposta: É preciso cuidar bem para evitar problemas, sigo as instruções do fabricante e adicionei umas medidas de higiene próprias:
– Como o fabricante orienta quando minha menstruação começa pego o copo da gaveta e fervo por 5 minutos em uma panela que uso só para isso.
– Durante o período menstrual sempre que retiro a menstruação do copo, eu lavo bem antes de recolocar.
– Adaptei a minha rotina de higiene a água oxigenada 10 volumes em spray, uso para limpar o copinho quando fico menstruada em viagens e não tenho onde ferver o copo e quando tomo banho. O meu processo de higiene com a água oxigenada é o seguinte: retiro o copinho, lavo com água e sabão e borrifo pouco na água oxigenada nele, deixo descansar por 5 minutos, então lavo novamente com muita água e recoloco.
Tem para vender no Brasil?
Resposta: Uma amiga minha chamada Tiemi me contou que já existe um fabricante no Brasil é o Misscup, não é o que eu uso mas as referencias foram muito boas. O copinho já existe a muito tempo na Europa, mas no Brasil é tão pouco divulgado que e nem minha ginecologista sabia da existência desse produto. Desconheço se ele é ou não liberado pela ANVISA. Todas as pessoas que indiquei ou que conheci que também usam o copinho importado e compraram o pela internet mesmo, ele chega sem problemas e tem manual em português.
Demorei para postar a matéria porque me usei como uma cobaia viva, queria ter experiencia e certeza de que esse copinho não causa mal a saúde. Bem, após 2 anos de uso e uma quantidade enorme de exames ginecológicos, e até elogios da minha ginecologista ao meu copo coletor menstrual, resolvi publicar essa matéria (que não é patrocinada).
Como falei acima, a dois anos eu uso o Copo da Lua, fiz meus cálculos e descobri já deixei de produzir um volume de lixo igual ao tamanho do meu corpo, até a minha menopausa que deve acontecer em mais ou menos 25 anos terei deixado de comprar e descartar cerca de 6000 absorventes que levariam no minimo 400 anos para se decompor no meio ambiente.