Câncer de mama: aprenda como fazer o autoexame



Fonte: Dra. Sheila Sedicias (Ginecologista)

Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos:

  • Observação em frente ao espelho;
  • Palpação de pé;
  • Palpação deitada.

O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.

Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família e 40 anos, sem caso de câncer da família devem realizar o auto exame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Autoexame da mama passo a passo

As imagens seguintes mostram como pode fazer o autoexame da mama nestes três passos.

Primeiro passo: Observação em frente ao espelho

mama1

De frente para o espelho sem roupa, observe se as duas mamas são iguais. Primeiro com os braços caídos, depois com os braços levantados e depois com as mãos apoiadas na bacia fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama como abaixamento, saliência, rugosidade ou cor anormal, como mostra a imagem.


Segundo passo: Palpação de pé

mama2 mama3 mama4

Durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas, levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e palpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita, como mostra a primeira imagem. A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo, como mostra a segunda imagem. Repita este passo na mama direita.

Depois da palpação da mama, pressione também o mamilo suavemente e veja se há saída de qualquer líquido, como mostra a terceira imagem. Faça o procedimento nas duas mamas.

Terceiro passo: Palpação deitada

mama5

Deitada, coloque o braço esquerdo na nuca e uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo e palpe a mama esquerda com a mão direita, como mostra a imagem, da mesma maneira que a palpação de pé. Repita este passo na mama direita.

Loading...