Como Acabar com a Caspa com Remédios Caseiros




caspa ocorre devido a um desequilíbrio no processo de eliminação de células mortas no couro cabeludo e, é então quando aparecem essas partículas brancas ou amareladas no cabelo inteiro, antiestéticas e incômodas. É imprescindível tratar a caspa para conseguir eliminá-la e prevenir outros problemas capilares. Neste artigo mostramos alguns produtos naturais que podem ser úteis para acabar com este problema. Descubra como eliminar a caspa com remédios caseiros.

Causas da caspa

A caspa é uma condição que afeta o couro cabeludo provocando uma descamação da pele deste e dando lugar ao aparecimento dessas partículas ou amarelado que a carateriza. Além da descamação, costuma gerar outros sintomas como irritação na zona, coceira, ardor, vermelhidão, etc.

As causas da caspa podem ser diversas, mas entre as mais frequentes encontram-se as seguintes:

  • Estresse ou ansiedade.
  • Proliferação do fungo Malassezia.
  • Maus hábitos alimentares.
  • Higiene inadequada ou escassa do cabelo.
  • Aplicação de determinados produtos agressivos ou químicos no cabelo.
  • Desiquilíbrios hormonais.
  • Em alguns casos, a caspa pode ser um sintoma de dermatite seborreica ou outras doenças, como Parkinson, SIDA ou AVC.

Tônico anticaspa de aipo

Um bom remédio caseiro para conseguir eliminar a caspa do cabelo é elaborar um tônico que contenha aipo como principal ingrediente. Este vegetal conta com propriedades antibacterianas e cicatrizantes muito fortes que podem ajudá-lo a resolver este problema incômodo, pois favorece a regeneração do tecido capilar que tenha sido danificado e aliviar tanto a coceira como a vermelhidão. Experimente-o e verá como não é tão difícil voltar a conseguir um cabelo saudável e bonito como antes.

Tratamento: para prepará-lo, você só tem que ferver um litro de água e adicionar um caule de aipo. Deixe ferver mais 5 minutos e espere até esfriar. Depois estará pronto para aplicar sobre o couro cabeludo e atuar como excelente loção anticaspa.

Tratamento caseiro para caspa com limão

limão também é um dos melhores ingredientes naturais que pode ajudar a combater a caspa e permitir que você consiga um cabelo mais saudável e brilhante. Isto acontece devido às suas propriedades adstringentes e antibacterianas, pois por um lado reduz a oleosidade no couro cabeludo e, por outro, combate os micro-organismos que muitas vezes são os causadores desta condição, acelerando assim a sua cura completa.

Tratamento: para preparar um enxague capilar à base de suco de limão, esprema um limão esprema um limão fresco e aplique o suco no cabelo úmido depois de o ter lavado com xampu, fazendo massagens circulares. Deixe repousar durante uns 10 minutos e volte a enxaguar o cabelo.

Remédio caseiro para caspa: vinagre de maçã

Um remédio caseiro muito popular no tratamento da caspa é o uso do vinagre de maçã. Este produto tão popular é um grande bactericida e antisséptico, pelo que é ideal para desinfetar o couro cabeludo, acalmar a irritação e acabar com os micro-organismos que podem provocar o aparecimento de caspa. Além disso, o vinagre de maçã é considerado também um remédio caseiro para caspa e queda de cabelo.

Tratamento: para prepará-lo você deve diluir o vinagre de maçã com a mesma proporção de água. Coloque a mistura em um pulverizador, aplique nos cabelos e deixe atuar durante 40 minutos, aproximadamente. Depois lave normalmente o seu cabelo.

Aloe vera contra caspa

Já conhecemos as incríveis propriedades do aloe vera para o cuidado do cabelo, da pele e da saúde no geral, mas também é um perfeito aliado para acabar com a caspa e tratar a seborreia. Tem propriedades analgésicas, antibacterianas, antifúngicas e hidratantes, pelo que reduz a coceira, combate as bactérias e os fungos e nutre os folículos pilosos reparando o cabelo.

Tratamento: só tem de pegar numa folha de aloe vera, cortar e tirar a polpa para obter o líquido gelatinoso do seu interior. O ideal é massagear o couro cabeludo com o gel e deixá-lo atuar durante vários minutos para que penetre bem. Depois enxágue o cabelo e lave-o normalmente.

Beterraba como tratamento natural anti-caspa

Outro ótimo remédio caseiro para eliminar a caspa é à base de beterraba. Pode ser surpreendente mas esta hortaliça foi incorporada, há muito tempo, em muitos xampus anticaspa, pois permite melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e revitalizar o cabelo desde o interior.


Tratamento: para prepará-lo em casa, ferva as raízes de uma beterraba branca, pegue na solução que obtiver e aplique pelo couro cabeludo massageando com as pontas dos dedos.

Bicarbonato de sódio para caspa

Se o seu couro cabeludo é muito sensível e resseca com muita facilidade, então precisa de uma boa solução para diminuir a caspa. Este produto é ideal para aqueles que têm um couro cabeludo sensível ou muito oleoso, pois ajuda a reduzir a quantidade de sebo produzida pelas glândulas sebáceas e a controlar a seborreia.

Tratamento: deve misturar apenas 2 colheres de chá de bicarbonato com um pouco de água e aplicar a pasta resultante sobre o couro cabeludo e o rosto do cabelo realizando massagens suaves. Passados 15 minutos, retire com água em abundância e lave como de costume.

Aspirina contra caspa

Também pode usar a aspirina para a caspa. Este famoso analgésico contém grandes quantidades de ácido salicílico, um dos principais componentes dos xampus anti-caspa. Entre outras coisas, limpa o couro cabeludo em profundidade, é antimicrobiano e antimicótico, alivia a coceira, desinflama a pele e reduz a descamação.

Tratamento: esmague 3 aspirinas até as converter em pó fino, misture com 3 colheres de sopa do seu xampu habitual e lave o cabelo com esta preparação. Deixe atuar durante uns 5 minutos antes de enxaguar.

Vinagre branco como remédio caseiro para caspa

Utilizar o vinagre para a caspa também é uma opção natural segura, neste caso estamos falando do vinagre branco. É um produto com uma ação antisséptica, bactericida e fungicida muito forte, pelo que pode ser um bom aliado para acabar com a caspa e a coceira que causa. Além disso, a sua composição ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo.

Tratamento: misture 1 parte de vinagre branco com 3 partes de água e aplique sobre o cabelo úmido. Depois enxague e realize uma lavagem normal.

Óleos para eliminar a caspa

Existem alguns óleos para eliminar a caspa de forma natural que graças às suas propriedades são ótimos tratamentos para conseguir superar esta condição. Os que dão melhores resultados são os seguintes:

  • Óleo de coco: é hidratante, antifúngico e previne a descamação.
  • Azeite de oliva: é regenerador, calmante e muito hidratante.
  • Óleo de amêndoas: é anti-inflamatório, umectante e fortalece muito as fibras capilares.
  • Óleo de árvore de chá: regula a atividade das glândulas sebáceas e é o melhor antifúngico e antibacteriano.

Tratamento: verta uma quantidade generosa de um destes óleos em um recipiente, aqueça-o ligeiramente no microondas e aplique sobre o couro cabeludo massageando durante uns minutos. Cubra o cabelo com uma touca de plástico ou uma toalha e deixe atuar durante uns 20 minutos. Passado este tempo, enxague e lave o cabelo.

Listerine

Embora possa ser surpreendente, a verdade é que são muitos os que usam o enxaguante bucal Listerine para combater a caspa. O motivo encontra-se na sua composição que é eficaz para combater o fungo que causa esta condição e para reduzir a coceira e o ardor no couro cabeludo.

Tratamento: verta o enxaguante bucal em uma embalagem com difusor e pulverize o produto sobre o couro cabeludo. Massageie um pouco com os dedos para penetrar bem, deixe atuar durante 10 minutos e realize uma lavagem normal.

Como fazer um xampu anticaspa caseiro

Finalizamos a lista de remédios caseiros para a caspa e a coceira mostrando-lhe uma receita de xampu anticaspa que pode fazer em casa à base de produtos naturais.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de sálvia
  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 1 colher de sopa de tomilho
  • 1 colher de sopa de hortelã
  • 1 litro de água
  • 1 xícara de xampu neutro

Preparação: coloque todas as ervas em uma panela juntamente com a água e leve a ferver durante uns 15 minutos. Retire do fogo e deixe repousar mais 5 minutos. Coe o líquido e misture com o xampu neutro. Deixe esfriar e lave o cabelo com este xampu, deixe repousar no couro cabeludo durante 10 minutos até fazer efeito.


Loading...