Como acabar com cecê nas axilas – Tratamentos caseiros




Catinga, mau cheiro, futum, fedentina, cecê… Que atire a primeira pedra quem nunca se perguntou se aquele cheiro forte no ar era de alguém ou era o seu próprio odor de suor. A boa notícia é que existem técnicas para acabar com isso que podem te salvar de constrangimento e desconforto. Para, literalmente, salvar a sua pele, reunimos informações sobre como acabar com cecê nas axilas.

Odor nas axilas – Causas

O cheiro corporal de cada pessoa pode ter diferentes causas que, na maioria das vezes, estão relacionadas aos seus hábitos, alimentação e até hormônios. A partir da puberdade passamos a secretar os feromônios, que são os hormônios responsáveis pela fragrância pessoal de cada um e podem se transformar em um cheiro ruim.

A principal causa desse cheiro forte são bactérias da nossa pele presentes na zona das axilas que, resumidamente, se alimentam do nosso suor e produzem seus dejetos, que podem ter amoníaco ou álcool na composição e têm um aroma desagradável.

Além disso, existem outros fatores que podem contribuir para o cheiro de cecê:

  • Falta de higiene, o que estimula o aumento das bactérias;
  • Maior quantidade de glândulas sudoríparas, que causa sudorese excessiva;
  • Ingestão de alimentos e condimentos que aumentam o cheiro: alho, cebola e especiarias.

Como tirar odor das axilas com bicarbonato

Uma das práticas caseiras conhecidas para acabar com mau cheiro nas axilas é o uso de bicarbonato de sódio. Você pode preparar um desodorante natural com bicarbonato de sódio e óleo de coco seguindo o passo a passo:

  1. Em uma panela, misture: 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio com 1/4 de xícara de óleo de coco e 1/4 de xícara de amido de milho;
  2. Leve esse mistura a fogo baixo por uns 5 minutos e mexa frequentemente;
  3. Apague o fogo e continue a mexer por mais 1 ou 2 minutos;
  4. Guarde a mistura em um potinho antigo de desodorante ou em outro frasco que você tiver em casa;
  5. Leve a geladeira por 12 horas e o seu desodorante, em forma de creme, estará pronto para ser usado diariamente nas axilas lavadas.

Como tirar mau cheiro das axilas com limão

O limão tem uma ação antibacteriana que é ideal para tratar o mau cheiro das axilas de forma natural e evita impurezas na pele. Para usá-lo nas axilas, siga o passo a passo:


  1. Misture o suco de 1 limão espremido com 1 colher (chá) de azeite;
  2. Aplique sobre as axilas e deixe que essa loção seque naturalmente;
  3. Não se exponha ao sol;
  4. Se sentir secura nas axilas, finaliza com uma camada fina de creme hidratante.

Como tirar mau cheiro das axilas com leite de magnésia

Dentre as tantas propriedades do leite de magnésia para a pele, está a função de desodorante natural que combate o suor excessivo e mau cheiro nas axilas. Esse tratamento é mais indicado para quem não tem a pele ressecada pois tem uma tendência a causar desidratação. Você pode utilizá-lo da seguinte maneira, sempre com o leite de magnésia em pequenas quantidades:

  1. Após o banho, aplique uma pequena quantidade do produto sobre a região;
  2. Deixe secar naturalmente para que a pele absorva o produto;
  3. Aplique diariamente após o banho.

Pomada para odor nas axilas

Algumas pessoas percebem uma melhora ao substituir um desodorante roll on ou spray por pomadas antitranspirantes, elas podem ser encontradas em farmácias. Mas, uma alternativa clássica que já foi apresentada como solução contra o mau cheiro é a pomada Minâncora.

A explicação para esse uso é a cânfora na composição da pomada, que também ajuda a combater o chulé é hidrata a pele, além de clarear a região das axilas. Basta substituí-la diariamente pelo desodorante.

Cuidados básicos para combater o mau cheiro nas axilas

Prestar atenção em alguns hábitos simples pode fazer a diferença na luta contra o cecê:

  • Sempre lave bem as axilas: nunca tente mascarar o cheiro passando o desodorante. Ele só faz efeito quando as axilas estão limpas e lavadas;
  • Prefira roupas mais soltinhas feitas de tecidos naturais e evite tecidos sintéticos;
  • Consumir frutas e verduras ameniza o cheiro forte.

Como tirar odor das axilas das roupas

Pode acontecer de o cheiro impregnar nas roupas e causar manchas. Para tirar o mau cheiro, prepare uma pasta de água com bicarbonato de sódio, esfregue na área da roupa onde se concentra o cheiro e sem enxaguar deixe ela de molho assim por uma noite e lave normalmente no dia seguinte.

Conselhos
  • Sempre antes de utilizar alguma fórmula caseira ou produto teste sobre uma pequena região da sua pele para ter certeza de que você não é alérgico.


Loading...