Como fazer em Casa Desodorantes naturais



Sem contraindicações, os desodorantes naturais são feitos a partir de substâncias com ação antisséptica ou de equilíbrio do ph da pele. Alguns óleos essenciais como alecrim, tea tree, cravo, limão siciliano e eucalipto podem substituir os desodorantes industrializados.

Segundo Sâmia Maluf, aromaterapeuta e proprietária da By Samia, para se proteger de microrganismos e de outros perigos, as plantas desenvolvem em seu metabolismo secundário uma produção de óleos essenciais com funções antissépticas, que se tornam parte de sua composição química. “Por essas propriedades antissépticas, alguns desses óleos podem ser usados para combater o suor de maneira natural”, completa.

Sâmia explica que os desodorantes naturais não contém antitranspirantes, que são ativos que “tampam” os poros e que, por isso, não são recomendados. “As receitas caseiras agem de forma antisséptica e devem ser reaplicadas, de preferência, de duas a três vezes por dia”, afirma ela.

Modo de Preparo:


  • Em uma panela derreta a cera de abelha e em seguida coloque todos os ingredientes juntos, exceto óleos essenciais, em fogo baixo.
  • Retire do fogo, adicione as gotas de óleos essenciais e mexa bem.
  • Despeje em frasco de vidro esterilizado.
  • A validade da mistura é de aproximadamente seis meses.
  • “Como contém limão, esse desodorante natural não deve ser usado quando a pessoa tomar sol ao sol”, alerta Sâmia.

Loading...