Como fazer óleo essencial de baunilha




Você é um apaixonado pelo cheiro a baunilha? Se alguma vez se perguntou como fazer óleo essencial de baunilha incentivamos você a elaborar o seu próprio, já que é muito simples de fazer e é preciso apenas de um frasco de óleo de jojoba e vagens de baunilha para a sua elaboração. Criando uma mistura com estes ingredientes e depois de uns dias de repouso, você obterá uma poderosa e saudável joia líquida. Entre no mundo dos aromas e crie o seu próprio óleo essencial caseiro de baunilha com estas simples instruções.

Passos a seguir:
 
1 – A primeira coisa que devemos saber na hora de elaborar o nosso óleo essencial de baunilha é que se trata de um processo muito simples no qual apenas são necessários dois ingredientes: óleo de jojoba e uma vagem de baunilha. Ambos os elementos podem ser encontrados em herbanários ou lojas de produtos naturais e em floriculturas. Se preferir pode fazer você mesmo de forma caseira o óleo de jojoba.
 
2 – Em primeiro lugar colocamos o óleo de jojoba, ou se preferir outro parecido, como, por exemplo, de girassol, em um recipiente, de preferência de vidro. A seguir cortamos em pedaços a vagem de baunilha e colocamos no recipiente junto com o óleo, tampamos completamente e reservamos durante seis semanas para que a mistura macere adequadamente.

Assim, para poder obter o melhor resultado e a melhor qualidade do óleo temos que considerar a seguinte recomendação: a maceração pode ser efetuada ao sol durante o dia, enquanto durante a noite é preferível que se trate de um lugar seco e fresco no interior da casa.


3 – Uma vez finalizado esse período deve-se coar o óleo para assim se desfazer da vagem de baunilha. Depois teremos obtido o nosso aromático óleo de baunilha que podemos utilizar para elaborar ótimos perfumes, cremes ou sabonetes ao combiná-lo com diferentes óleos que tenhamos em nossa coleção.

Em relação à sua manutenção, recomenda-se conservar o óleo de baunilha em um lugar fresco e seco. Além disso, é aconselhável se tratar de um lugar escuro para preservá-lo da luz, pois assim se evita que o óleo estrague. O ideal é que o conteúdo seja colocado em frascos individuais e que estes sejam guardados cuidadosamente na escuridão.

4 – O óleo de baunilha caseiro é muito útil e benéfico para a saúde. Entre as características do óleo de jojoba, encontramos que atua como cicatrizante, que previne a irritação cutânea, que proporciona altas doses de hidratação e que suaviza e reafirma a pele.

Por outro lado, em relação à planta da baunilha os seus benefícios são o seu alto conteúdo em propriedades antioxidantes, antidepressivas, relaxante e sedativas.


Loading...