Como identificar um melanoma



É normal termos pintas espalhadas pelo corpo. A medida que vamos envelhecendo, vamos ganhando novas manchas no corpo que são, em sua maioria inofensivas, Porém devemos estar atentos aos sinais que aparecem na pele, pois é através deles que identificamos o melanoma, ou câncer de pele.

Para poder identificar um melanoma, devemos estar atentos às pintas que surgem no nosso corpo, fazendo um autoexame em casa e consultas de rotina a um dermatologista.

O que é melanoma

É o câncer de pele, que se desenvolve nas pintas que temos no corpo. Como já dissemos, não são todas as pintas que se transformam em câncer. Porém, algumas que se modificam, causando o câncer, podem acabar atingindo camadas mais profundas da pele, propagando a doença e atingindo outros órgãos (quando isso acontece, é chamado de metástase).

Por termos muitas pintas no corpo, o autoexame é muito importante, e para que ele possa ser feito com mais facilidade, Existem umas regras, chamadas ABCD, que ajudam a identificar o tamanho, a cor e a simetria das pintas.

Aprenda as regras ABCD

Assimetria: A

Quando for analisar uma pinta, verifique se ela está simétrica, ou seja, olhe para a pinta e imagine um círculo e divida-o em quatro partes iguais. Se alguma das partes não estiver igual a outra, a pinta está assimétrica. Se identificar alguma assimetria em suas pintas, procure um médico.

Borda: B

Olhe para a pinta e verifique se o seu contorno é contínuo. Se encontrar alguma irregularidade na borda da pinta, procure um médico.


Coloração: C

Observe se a sua pinta é de uma cor só. Se ela tiver mais de uma cor, ou tons diferentes, procure um médico para fazer a avaliação.

Diâmetro: D

Tenha atenção ao crescimento da sua pinta, principalmente nas regiões que ficam mais expostas ao sol. Se a pinta cresceu muito rápido, pode ser um sinal de câncer de pele, por isso, procure um médico para diagnosticar. Tenha bastante atenção ao rosto e ao nariz. Pintas muito grandes também devem ser observadas pelo médico.

Além das regras ABCD, veja também se as pintas coçam, doem, inflamam ou sangram. se identificar algum desses sintomas, procure um médico.

Causas do câncer de pele

A exposição ao sol é a causa principal do desenvolvimento do melanoma. Por isso, é muito importante que o filtro solar faça parte da nossa vida. É necessário usar todos os dias, e evitar se expor ao sol, principalmente nos horários mais quentes. Previna-se.

Lembre-se que quanto mais rápido o melanoma for identificado, mais chance tem de ser curado, por isso não deixe de se prevenir e fazer o autoexame, buscando ajuda médica sempre que encontrar alguma irregularidade.

Atenção: As dicas do site não substituem uma consulta ao médico.

Veja esse vídeo com uma explicação sobre o método ABCD:

Loading...