Como limpar colchão: dicas de mestre para conservá-lo por anos




Quanta atenção você dá ao seu colchão? Apesar de estar com ele todas as noites, poucas vezes as pessoas se preocupam em cuidar da forma certa. Porém, a limpeza é essencial para que o objeto responsável pelas boas madrugadas de sono dure por muitos anos e não cause problemas de saúde. Na sequencia, veja dicas para higienizá-lo e evitar o acúmulo de ácaros.


  1. A personal organizer Juliana Faria, da empresa Yru, aconselha limpar o colchão com um aparelho que é a união do aspirador de pó com o vaporizador. Segundo ela, diferente do aspirador comum, este não espalha partículas de sujeira pelo ar. Porém, caso não seja possível adquirir o produto, use o aspirador tradicional pelo menos duas vezes por semana.
  2. Utilizar o vinagre na limpeza também pode ajudar. Misture-o com água num balde, mergulhe uma esponja e passe no colchão de uma maneira que não o deixe encharcado. Não exagerar no uso de água é uma dica importante, pois ela pode danificar a estrutura do colchão.
  3. Para eliminar manchas simples, passe uma mistura de água e sabão neutro somente na área danificada, sempre prestando atenção para não deixar o colchão muito molhado.
  4. Caso a mancha seja de sangue, utilize água oxigenada. Pegue 240ml da água, misture com 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e aplique com um borrifador na região manchada.
  5. Se você tiver criança em casa e a urina for um problema, coloque bicarbonato de sódio sobre a zona e deixe agir por cerca de 8 horas.
  6. Para retirar a umidade da espuma, deixe o colchão exposto ao Sol sempre que possível. Permita que haja ventilação no ambiente deixando portas e janelas abertas e afaste o colchão dos focos de infiltração contidos na casa para que o objeto não mofe.
  7. Fuja do uso de álcool. Ele reage com a química dos componentes do colchão e o destrói.
  8. Para manter o colchão protegido e limpo por mais tempo, Juliana recomenda o uso de uma capa protetora. Esta precisa ser lavada semanalmente.


Loading...