Deixe sua casa perfumada por dias com Aromatizadores Naturais para Ambientes!




 

Casa perfumada é tudo de bom né? Para mim os melhores aromas são aqueles que me lembram algum momento da minha vida. Aromas de laranja, tangerinas, baunilha, hortelã, canela, manjericão. Hummmm todos maravilhosos e você pode utilizar no seu aromatizador natural.

Estava fuçando na internet e achei neste site esses aromatizadores naturais incríveis. O site chama The Yummy Life e é escrito pela Monica Matheny. Ela publica várias coisas interessantes. Aos poucos vou traduzindo e postando para vocês.

Então vamos lá…..não traduzi tudo, tudo porque é muita coisa….então quem quiser ler na íntegra o link é este: http://www.theyummylife.com/Natural_Room_Scents . Mas colocarei aqui as partes principais.

Aromatize sua casa com água fervida infusa com especiarias, ervas e frutas.

Ingredientes: 
Os ingredientes são fáceis de achar nos supermercados, o que torna as receitas simples de serem feitas.

– cítricos: ela tentou com outras frutas porém algumas cheiravam bem no inicio mas não duravam para utilizar mais de uma vez. Os cítricos são mais resistentes, duram mais e dão o cheiro refrescante desta receita. Limões e laranjas são particularmente as fragrâncias que tem o melhor poder de aromatizar a água.

– ervas: qualquer erva pode ser usada para fazer o aromatizador mas, tem umas que são mais resistentes e os ramos amadeirados são melhores. Os favoritos são alecrim e tomilho.

– pinho (pinheiro) ou ramos de cedro: pode haver outras árvores para se trabalhar porém o pinheiro e o cedro foram os escolhidos devido o seu aroma fresco e atraente.

– extratos: um toque de baunilha ou extrato de amêndoas, melhora a fragrância dos aromatizadores de quarto. O extrato de menta tem um aroma muito refrescante. Também pode ser usada a fava de baunilha inteira ao invés do extrato de baunilha. É cara mas o aroma é incrível.

– especiarias: você pode usar sedimentos ou especiarias inteiras.  As especiarias inteiras ficam mais bonitas se o seu aromatizador for ficar em um local visível. Os bastões de canela e os cravos inteiros tem um aroma mais penetrante.  Os bastões de canela podem ser secos e reutilizados várias vezes.

Procedimento Geral:

Misturar os ingredientes com 2 xícaras de água em uma jarra, recipiente ou panela e aquecer. No final seguem algumas formas de aquecimento.

Receitas

Aroma #1: laranja, canela e cravo (pimenta da jamaica e anis são opcionais). Este aroma fica melhor nas salas e pode ser reutilizado por vários dias.

Aroma #2:  limão, alecrim e baunilha. Aroma fresco encantador.

Aroma #3: limão, tomilho, hortelã e extrato de baunilha. Aroma bastante fresco.


Aroma #4: laranja, gengibre (fresco ou em pó) e extrato de amêndoas. Este é um aroma deliciosamente doce.

Aroma #5: pinho (pinheiro), cedro (ou outra folha aromática), folhas de louro e noz-moscada. Se utilizar anoz-moscada inteira, use um ralador para ralar a parte externa (casca), isso fará com que o aroma se desprenda. Para enfeitar coloque noz-moscada inteira junto com as raladas.


Armazenamento:

– Geladeira:  Os frascos crus (aqueles que foram montados porém ainda não foram aquecidos) podem ser armazenados na geladeira por 1 a 2 semanas. Coloque os ingredientes e também a água num frasco limpo e tampe bem. Armazene na geladeira.

– Freezer: podem ser congelados com ou sem água por 1 mês ou até mais. Basta colocar os ingredientes junto com a água em um frasco próprio para ir ao congelador.

Aquecimento:

– Fogão: este é o método onde o aroma é liberado com mais intensidade e rapidez. É bem simples, basta colocar todos os ingredientes numa panela, levar ao fogo e deixar ferver. A desvantagem deste método é ter de ficar de olho no nível de água, pois se ela secar os ingredientes queimam e o aroma vai ficar horrível, fora o gasto com o gás.

– Rechaud, fondue, aquecedor elétrico de mesa para xícaras ou panelas e mini panelas elétricas para aquecer água: (estes três últimos são comuns nos Estados Unidos e custam muito barato, em torno de $11 a 20 dólares). Para todos basta colocar os ingredientes com água e acender a vela ou ligar na tomada. Como são menores, logicamente o nível de calor é menor, cabe menos água e o aroma exalado é muito sutil. Estes métodos são bons para aromatizar pequenos espaços por um tempo relativamente curto, na verdade enquanto a vela durar ou até a água secar. Uma dica para que o aroma se disperse um pouco mais rápido nestes métodos, é ferver a água antes de colocá-los no aquecedor final.

Importante: em qualquer destes métodos a água por evaporar uma hora acaba, então para não interromper a difusão do aroma,  ao repor a água ela deve estar quente. Se repor com água fria ou mesmo na temperatura ambiente isso vai resfriar o recipiente e interromper a difusão do aroma, pois o aroma só é liberado com o calor. Quanto mais calor mais o aroma dispersa.

Reutilização:

Os aromatizadores podem ser reutilizados de 2 a 3 vezes. Conforme for aquecendo a água vai ficando turva e os ingredientes perdem sua cor viva. Mesmo ficando meio feinhos o aroma ainda é bom. Após aquecer o aromatizador, guarde em um frasco com tampa e leve a geladeira, entre um uso e outro. Quando quiser utilizar novamente abra o frasco, se estiver cheirando bem aqueça novamente e vá adicionando mais água conforme necessário.

 Algumas dicas:

Guarde as cascas de laranjas e limões, quando sobrarem de alguma refeição. Congele-as em saquinhos.
Você também pode congelar ervas que sobram na cozinha, frutas, enfim……o que quiser.
As especiarias vencidas também podem ser utilizadas para fazer os aromatizadores.
Use a criatividade e monte seus aromatizadores naturais personalizados. Vá experimentando as várias possibilidades e teste para ver qual o aroma fica mais agradável, durável e gostoso.


Loading...