Lavar calça jeans com sal evita que peça desbote



Aprendemos tantas receitas caseiras do “tempo da vovó” para aplicar nas tarefas domésticas que fica difícil saber o que realmente funciona, o que é dispensável e o que pode até ser prejudicial. Uma delas é a ideia de que adicionar sal de cozinha na lavagem de roupas escuras ajuda a “segurar” a cor do tecido, evitando que ela desbote.

Segundo a personal organizer Ingrid Lisboa, o truque realmente funciona. “Calças jeans, especialmente as que não têm lavagem, e roupas escuras, mesmo com lavagem, soltam muita tinta. O sal ajuda a segurar a cor por mais tempo”, afirma, contando que fez um experimento com as próprias roupas para provar a teoria. “Uma calça que era cor petróleo e foi lavada sem sal acabou ficando azulada. Depois de 4 a 6 meses, a peça fica com cara de gasta”, conta.

Quanto sal devo colocar na lavagem?

Para uma máquina de 6 kg cheia, Ingrid indica adicionar 3 colheres de sopa bem cheias de sal. “Pode encher bem a colher, sem medo”, ensina.

Vinagre para lavar roupa escura

O vinagre de vinho branco funciona igualmente bem para segurar a cor de roupas escuras, evitando o desbotamento rápido. Além disso, o produto é um bom desodorante, que age matando bactérias que causam mau-cheiro nas roupas, especialmente de suor.

Em uma máquina de 6 kg cheia, adicione 200 ml de vinagre de vinho branco.

Cuidados ao lavar roupa escura

Não basta adicionar sal ou vinagre para manter a cor original da peça por mais tempo. Ingrid lista outros cuidados na hora de lavar e secar este tipo de roupa e erros que muita gente comete:

Lavar calça do avesso também funciona para evitar o desbotamento.

“No entanto”, alerta Ingrid, “esse método não deixa a peça tão limpa. Se ela estiver só suada, não tem problema, mas, se houver manchas na parte de fora, elas não vão sair.”


Outro artifício é usar lencinhos que “chupam” a cor da roupa durante a lavagem. “Você coloca na máquina e ele suga a tinta que se desprende. Pode lavar roupa preta e branca juntas que não mancha”, garante Ingrid.

Os lencinhos são vendidos em alguns supermercados no Brasil. “Não confunda com o lencinho amaciante”, alerta a especialista, que já usou o produto e comprova sua eficácia.

Nunca lave roupas escuras com água quente. “Ela faz com que a peça solte ainda mais tinta. As maiores reclamações são de camisas polo vermelhas, pretas, azuis, etc.”

Quanto mais você lavar a peça, mais rapidamente ela irá desbotar, especialmente se esfregar e bater muito a roupa na máquina.

A indicação de Ingrid é esperar para lavar a peça só quando for realmente necessário. No entanto, enquanto ela não for limpa, não repasse com ferro.

“Nossa pele descama ao longo do dia, e essas células mortas são transferidas para a roupa. Ao passar o ferro quente por cima, elas grudam no tecido, criando manchas”, alerta.

Se quiser desamassar a peça, a orientação é usar o steamer grande. “Ele desamassa sem ‘selar’ a peça com o ferro quente, e acaba matando o bichinho da pele morta.”

“O pequeno não tem este poder higienizante, tem de ser o grande”, completa a personal organizer.

Para saber se uma peça de roupa solta tinta e precisa ser lavada separadamente, o melhor jeito não é mergulhando-a na água, mas sim fazendo o teste do pano.

“Molhe um pedaço da peça, coloque um pano branco por cima e passe o ferro sobre ele, como se estivesse tentando secar a roupa com o ferro. Observe se a tinta é transferida para o pano.”

Loading...