O abacate, rico em óleos naturais, age como excelente restaurador e conservador.
Possui em sua composição várias substâncias medicinais. Entre as mais ativas temos lecitinas, fitoesteróis (beta-sitosterol especialmente), gorduras monoinsaturadas, vitamina A e um alto teor de vitamina E.
A vitamina E é conhecida por ser um poderoso anti-oxidante que age inibindo a formação de radicais livres, ajudando assim a diminuir os sinais do envelhecimento.
O abacate ajuda no tratamento de rugas e estrias. Ele faz isso estimulando o metabolismo do colágeno, aumentando assim a quantidade de colágeno solúvel na derme, o que retarda a formação de marcas (rugas e estrias), contribuindo desta forma para o tônus e vitalidade da pele.
O beta-sitosterol presente no óleo do abacate lhe confere propriedades bactericidas, antivirais, fungicidas e antiinflamatórias.
Entre 8(oito) óleos testados (gergelim, amêndoas, jojoba, coco, oliva, etc), o abacate foi o que apresentou maior efeito de absorção dos raios ultra-violeta (UV) do sol, agindo assim como potente filtro solar para cosméticos. Devido a todas estas propriedades, o óleo de abacate é muito usado no tratamento de vários problemas de pele como dermatites, inflamações, queimaduras, acne e no pós-cirúrgico para acelerar a cicatrização, prevenindo a formação de marcas e quelóides.
Então vamos a receita para o seu banho de saúde diário:
Modo de fazer:
- Passe a polpa de abacate em uma peneira, coloque em um balde e acrescente a soda cáustica.
- Esquente o óleo a cerca de 45 e 60 graus, junte a massa de abacate e em seguida acrescente o fubá.
- Bata por 2 horas.
- Despeje em uma forma forrada com papel vegetal.
- Espere endurecer e corte em retângulos.
- Deixe curando durante 1 mês antes de usá-lo, a cura ira neutralizar o poder corrosivo da soda cáustica.